Comportamento

Saúde animal: 7 dicas para proteger seu pet dos dias quentes




Foto: Reprodução/Divulgação

Com a alta da temperatura, aumenta o risco de golpe de calor, também conhecido como intermação ou insolação, nos bichinhos de estimação.

A reação ocorre quando a temperatura corporal sobe bruscamente e o organismo é incapaz de compensá-la. Ao ultrapassa os 42°C, geralmente surgem os sintomas. Cansaço fácil, língua roxa (cianose), dificuldade para andar, andar cambaleante ou até mesmo parar de andar são os primeiros sinais. O pet fica com a respiração muito ofegante e acelerada. Também pode cambalear, ter convulsões e, até mesmo, perder a consciência. Além de vômitos e diarreia.

O que fazer

“É uma emergência médica que necessita de uma intervenção imediata, para diminuir a temperatura corporal, como um banho com água a 20°C ou aplicar gelo nas virilhas e axilas e, de imediato, levar ao pronto atendimento veterinário, onde serão feitas outras manobras emergenciais”, orienta a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz.

7 dicas para os pets enfrentarem o calor:


1. Hidratação

Deixe a água sempre fresca e disponível para os pets. Durante os passeios, leve cantil ou use os bebedouros de parques e lojas mais vezes.

2. Passeios

Os melhores horários são antes das 10h e depois das 16h. De preferência, longe do asfalto quente, que pode causar queimaduras sérias nos coxins, as “almofadinhas” das patinhas dos pets.

3. Borrifar água

Ao notar que o bichinho está ofegante, é importante levar a um local fresco, oferecer água, borrifar um pouco dela pelo corpo do cão.

4. Ar fresco

Nunca deixe os pets em locais trancados e abafados sem circulação de ar, como por exemplo fechados dentro do carro.

5. Exercícios

Evite caminhadas longas e exercícios intensos nos dias de muito calor.

6. No carro

Durante as viagens, deixe o ar-condicionado ligado ou as janelas abertas. Faça pausas para o pet tomar água, descansar e ficar na sombra.

7. Ao ar livre

Para os pets que ficam muito tempo sozinhos no quintal ou na varanda, é importante manter um local fresco, onde não bata sol, para que possam se proteger do calor.

Continua após a publicidade..