Carreira & Educação

Vestibular da Fuvest tem menor índice de abstenção dos últimos 8 anos




O vestibular Fuvest 2019, da Universidade de São Paulo (USP), teve o menor de índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, NO domingo (25). Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não compareceram, resultando no índie de 8,3% de abstenção.

Estudantes inscritos no vestibular fizeram a prova da primeira fase em 35 locais diferentes. Os portões foram abertos às 12h30 e o fechamento ocorreu às 13 horas. Os concorrentes tiveram até cinco horas para finalizar a prova.

A estudante Ana Luiza Ferreira da Silva, de 18 anos, prestou vestibular para o curso de Publicidade e Propaganda. “Achei que tinha coisas específicas [na prova], que eu realmente não sabia, outras eu quebrei bastante a cabeça para responder. Acho que não estava tão difícil como imaginei. Foi mais tranquilo do que eu imaginava. A estrutura da prova foi bem semelhante aos simulados que eu fiz”, disse ao avaliar seu desempenho, num local de prova na zona oeste de São Paulo.

vestibular.jpg
Os candidatos disputaram 8.362 vagas em 183 cursos – Marcos Santos/USP Imagens/Arquivo

Os candidatos disputaram 8.362 vagas em 183 cursos de graduação para o ano de 2019. Outras 2.785 vagas são oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Candidata ao curso de Administração, Ana Carolina Lima Prado Chaves, de 18 anos, prestou o vestibular pela segunda vez e teve mais confiança neste ano. “A gente sempre tem um medinho, mas acho que estou muito mais preparada porque fiz um ano de cursinho e foi muito bom, me ajudou muito e estou confiante. Confiança é tudo”, disse.

Segunda fase

A divulgação da lista de convocados e dos locais de prova da segunda fase do vestibular está prevista para 10 de dezembro. Aqueles que passarem farão as provas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Para segunda fase, serão convocados quatro candidatos por vaga, antes eram três, e haverá apenas dois dias de prova, eliminando a tradicional prova de conhecimentos gerais. Até o ano passado, eram três dias de prova durante a segunda fase.

A partir deste ano, todos os candidatos farão apenas duas provas na segunda fase: a de português e redação, que continuam iguais aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, que são aquelas exigidas pela carreira escolhida. Na prova específica, o número de disciplinas requeridas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP. A duração de cada uma dessas provas será de 4 horas.

A primeira prova terá duas partes, valendo 50 pontos cada uma. A primeira serão 10 questões de português, de igual valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura; a segunda parte será a redação. Na segunda prova, serão 12 questões de igual valor, de duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida, valendo o total de 100 pontos.

Continua após a publicidade..