Ciência & Tecnologia

Saiba como aumentar a vida útil da bateria do seu celular




Foto: Reprodução/Divulgação

Você sabia que carregar um smartphone a noite toda pode prejudicar a usabilidade do seu aparelho? Normalmente, o ciclo diário de uma pessoa gira em torno de acordar, levantar, trabalhar, estudar, sair, voltar para casa e dormir. Entretanto, deixar para usar o carregador enquanto você põe em prática o último item, pode deixar o seu celular mais lento e ‘viciado’ na bateria. Logo, recomenda-se não ultrapassar o tempo de 8 a 10 horas de carregamento (tempo este, que varia de acordo com o modelo do aparelho).

Essas informações são do portal Battery University, o qual é especialista em realizar pesquisas sobre baterias de celulares, computadores, tablets e outros dispositivos móveis. O site também recomenda carregar a bateria de um smartphone quando ele estiver entre 20% a 80% de energia, porque recargas curtas ao longo do dia são melhores do que uma longa à noite, já que corre-se o risco de ultrapassar o tempo recomendado durante o sono do usuário.

LEI MAIS

+ Os 10 maiores perigos da internet
+ Conheça os perigos de vírus no celular
+ Saiba como escapar de aplicativos falsos
+ Como preservar a sua identidade em apps de relacionamento

E como prolongar a vida de uma bateria?

Ao comprar ou iniciar uma nova, pode-se carregá-la antes mesmo de seu uso. Se a bateria for de níquel, no caso, com pilha, deve-se deixá-la carregar por 16 horas, durante as quatro primeiras vezes de uso. E, antes de energizá-la outra vez, é preciso descarregá-la totalmente. Se a bateria for de lithium ion, comum entre celulares e aparelhos eletrônicos portáteis, o ideal é carregar entre 5 a 6 horas – e ignore quando aparecer o lembrete: “bateria carregada”, porque a primeira carga deve concluir o tempo informado.

É bom também evitar o descarregamento completo da bateria de um smartphone, já que ela possui um número de cargas pré-definidas pelo fabricante. Infelizmente, essa numeração não é informada no manual de cada aparelho, por isso, é recomendado recarregá-lo apenas quando aparecer uma barrinha de energia na tela.

E se você já ouviu o boato de que guardar o carregador ou mesmo a bateria na geladeira ajuda a prolongar a vida de um celular, espante-se, porque é a mais pura verdade. De acordo com a área de tecnologia do wikiHow, a bateria durará muito mais se ela permanecer gelada ou em temperatura ambiente. Evite carregar ou manter a bateria em locais quentes ou expostos ao sol.

Foto: Reprodução/Divulgação

Dicas rápidas para poupar a bateria de um smartphone

1. Se não for usar o celular, desligue-o. Isso vale para quando ele estiver fora de um local de área;

2. Evite deixar o aparelho para vibrar e opte toque sonoro. A vibração usa energia extra da bateria;

3. Desligue a luminosidade da tela do smartphone. Além de não agredir os olhos, isso ajuda a economizar a bateria;

4. Feche ou desabilite os aplicativos que não for usar;

5. Fotos com flash podem sugar boa parte da energia do seu aparelho;

6. Desligue o Bluetooth. Ele suga quase toda a bateria em minutos;

7. Se puder, use um WiFi seguro ao invés do 3G ou 4G;

8. Fundos animados no fundo da tela consomem a bateria rapidamente, logo, evite-os.

Continua após a publicidade..