Ciência & Tecnologia

Como proteger o e-mail de vírus?




Foto: Reprodução/Divulgação

Você sabe o que é spam?

Se você já teve a sua caixa de e-mails invadidas por mensagens indesejadas, deve conhecer de perto o problema. Normalmente, cibercriminosos a enche com o único objetivo de infectar o computador da vítima e coletar dados.


Mas isso pode ser evitado, com o uso de um bom antivírus, o qual previne que essas pragas lotem o PC da vítima de lixo eletrônico.


Outra maneira de combater esse presente de grego é por meio do antispam. Veja como usá-lo:


LEIA MAIS

+ Cinco golpes mais comuns na internet
+ Como combater um vírus compartilhado no WhatsApp
+ Brasil é o 2º país que mais comete ciberbullying no mundo
+ Vítima escapa de golpe por WhatsApp e ladrão questiona erro

Como ativar o antispam na conta de e-mail

Existem duas maneiras de ativar o antispam: a manual e a automática. Ambas garantem que mensagens indesejadas sejam despejadas na conta de e-mail. A opção manual dá mais controle sob quais arquivos são consideradas spams ou não. Já a automática, poupa o usuário de configurar e excluir contas de e-mails.

Manual

As Configurações Manuais gerenciam a lista de e-mails seguros e que podem ser vistos na caixa de entrada da conta do usuário. É preciso autorizar essas contas, as quais são controladas manualmente. Os outros e-mails serão considerados suspeitos e irão direto para a caixa de Quarentena. É importante saber que as mensagens são excluídas após 30 dias da entrada na pasta.

Mas se as mensagens que aparecem na caixa de Quarentena não foi vírus ou spam, é possível marcá-las como Não é Spam. Deste modo, elas serão direcionadas à Caixa de Entrada.

Na opção Manual, pode-se configurar uma mensagem de confirmação aos usuários que enviarem um e-mail. Caso o remetente responda, ele irá automaticamente à lista de e-mails autorizados.

Além disso, também dá para bloquear um remetente manualmente. basta clicar na opção Mais ações do e-mail e escolher a opção Ignorar. O remetente com esse endereço de e-mail será bloqueado. Dá para desfazer a ação, excluindo o endereço da lista de bloqueados. Para isso, acesse as configurações de Antispam. Lá, é possível configurar o endereço para que ele volte à lista de autorizados.

Automático

Essa é a opção mais fácil e cômoda. Com o Antispam Automático, a caixa postal fica protegida, já que o sistema elimina o conteúdo considerado Spam.

Mesmo sendo automático, dá para listar as mensagens como Spam. Neste caso, o método aumentaria a lista de proteção do e-mail.

** Fique atento às configurações de e-mail da sua conta. Elas podem ser um pouco diferentes dessa matéria.


Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..