Ciência & Tecnologia

Dez coisas que podem deixar a sua internet mais lenta




Sua rede de Wi-Fi está mais lenta do que deveria? Ela não carrega aquele vídeo engraçado do YouTube, o capítulo da sua novela favorita ou aquele episódio incrível de Game Of Thrones? Então, aprenda a seguir, como identificar e resolver esses problemas de conexões que prejudicam a sua internet.

LEIA MAIS

+ Descubra como encontrar Wi-Fi grátis perto de você
+ Como saber se seu wi-fi está sendo roubado (e o que fazer)

1. Senha no Wi-Fi

Não deixe o seu Wi-Fi desprotegido. Quanto mais pessoas o usarem, mais lento ele ficará. Logo, coloque senha para acessá-lo e não repasse a qualquer um.

2. O fator parede

Paredes grossas, janelas e portas de vidros podem prejudicar a qualidade da internet. Ao instalar o roteador, preze por lugares altos e que não tenha tanta interferência de pontos, como muros, vidraças e outras barreiras.

3. Bluetooth do celular

Se o seu celular é um modelo antigo, tome cuidado ao acionar o dispositivo Bluetooth próximo de onde está o roteador. Ao fazer isso, o sinal da internet sofrerá uma interferência. Os fabricantes dizem ter resolvido este problema, mas ainda é comum o Bluetooth interferir na conexão.

4. Produtos eletrônicos

Você sabia que telefone sem fio, batedeira, liquidificador, secador de cabelo, chapinha, micro-ondas, entre outros produtos eletrônicos podem deixar a sua conexão ainda mais lenta? Isso acontece quando não se possui filtros na rede elétrica, da sua casa. Para corrigir o problema, basta utilizar um estabilizador ou no-break, no ponto de acesso da internet, para assim, não interferir na frequência.

5. A culpa é da fiação

Cabos antigos e mal instalados indicam que a sua fiação está velha. A má instabilidade da internet pode ser por culpa desses fios, os quais precisarão ser trocados com urgência. Além disso, emendas e extensões do telefone também atrapalham no sinal.

6. Ambientes úmidos

Cômodos com umidade ou infiltração podem interferir no desempenho da rede WiFi. Mesmo de forma amenizada e quase imperceptível, é recomendável evitar colocar o roteador em lugares próximos de água e ambientes úmidos.

7. Posição do roteador

A maneira como colocamos o roteador pode, sim, interferir na velocidade da internet. Logo, deixe-o em um cômodo central, de preferência em um lugar alto e sem barreiras de interferência.

8. Cuidado com os vírus

Verifique se o seu computador ou dispositivo móvel está livre de vírus, trojans e spywares. Atualize o programa antivírus e faça uma varredura constante para evitar que seus dados pessoais espalhem-se pela internet e, assim, não deixar o seu computador, notebook, smartphone ou tablet fique mais lento.

9. Atualize o firmware

O firmware é um software, o qual controla de maneira interna, os equipamentos eletrônicos, sendo que atualizado, ele melhora a conexão da sua rede Wi-Fi.

10. Vizinhos indesejados

Pode não parecer, mas os roteadores de seus vizinhos posem atrapalhar no sinal da sua internet. Esta situação é comum em prédios e condomínios, em que os roteadores emitem sinais idênticos. Para evitar este congestionamento de frequência, opte por usar um roteador que seja capaz de operar frequências maiores do que as habituais. Procure um técnico e veja qual aparelho é melhor à sua casa ou local de uso.

Continua após a publicidade..