30°C 17°C

São Paulo, SP

22°C 14°C

Curitiba, PR

30°C 17°C

Belo Horizonte, MG

35°C 17°C

Rio de Janeiro, RJ

22°C 17°C

Porto Alegre, RS

27°C 21°C

Salvador, BA

Terça-feira, 12 de Junho de 2018 - 11h01

Vale apena lutar por um amor?

Maria Clara Lima

 

De repente, tudo está diferente. Brigas, desilusões, até mesmo separações marcam um relacionamento conturbado. Mesmo assim, é difícil aceitar o fim. Algumas pessoas acreditam que um grande amor deve ser defendido até o final. Mas será que vale realmente a pena lutar por um relacionamento?

 

Antes de chegar a uma resposta para essa questão, é preciso refletir sobre muitas coisas. Essa reflexão deve ser feita com calma e clareza, e com os pés no chão. Não adianta confundir o desejo de continuar com alguém e a dura realidade que mostra que o casal deveria repensar o futuro.

 

Persistir em uma relação que traz sofrimento é bastante complicado e mexe com muito com os envolvidos. Significa estar preparado para discussões, frustrações e limitações, mas também significa traçar objetivos, não criar expectativas e terb para poder superar o lado ruim dessa escolha. Por isso, é importante avaliar se realmente o esforço vale a pena. Que tal pensar em alguns dilemas sobre o assunto e tentar decidir o rumo da vida a dois com maior nitidez?

 

É só uma fase?

Vocês já passaram por algo parecido e conseguiram chegar a uma solução? Quais os caminhos que levaram vocês a esse ponto? Avaliar o contexto é bastante importante para saber se os desentendimentos são apenas uma fase e se com o tempo isso tudo vai passar. Se for uma fase, tenha um pouco de paciência. Afinal, b parecem serem contornados.

 

A pessoa é realmente aquilo que você pensa?

Dizem que o amor é cego. Acredite, é sim. Por causa dos nossos sentimentos, fica muito difícil julgar o objeto do nosso amor com precisão. Nesse caso, é sempre bom ouvir a opinião alheia, fazer uma autoanálise e ver se realmente a pessoa vale todo o esforço. Talvez você esteja apenas com medo de ficar só.  

 

O que pesa mais é o relacionamento ou a falta dele?

É nesse ponto que você deve ser o mais realista possível. O relacionamento vale a pena por causa do status de ter um namorado ou uma namorada ou porque você realmente quer ter essa pessoa na sua vida? Entende esse momento é entender a real necessidade desse relacionamento. Não tenha medo em fazer uma escolha difícil.

 

LEIA MAIS

Sete desculpas mais comuns para terminar um namoro: edição comentada

Entenda a diferença entre amor e paixão

Como se livrar da dor de um grande amor

 

Nunca se diminua

Você merece sim ser feliz. Nunca deixe com que a outra pessoa faça você se sentir menor ou que não merece estar ao seu lado. Se você se sente assim, é bom realmente rever o seu conceito de amor. O amor soma, nunca diminui.  

 

Amor, compreensão, e respeito

Procure avaliar se nesse relacionamento ainda existe o amor terno, a compreensão mutua e o respeito entre vocês dois. São as três coisas mais essenciais em um relacionamento, e só podem existir em conjunto. Por isso, se você precisa lutar por alguém, veja se há amor entre vocês, se você consegue compreender a situação e se o seu par tem respeito por você.  

 

 

A mudança em suas atitudes podem influenciar na maneira que o seu relacionamento é conduzido. Lutar pelo amor não significa sofrer, aceitar condições ruins, ou até impor as suas vontades, significa avaliar de maneira realista se lutar por esse amor realmente vale a pena. Não desperdice a sua vida com uma relação que não tem futuro. Momentos ruins passam, servem de aprendizado, e devem ser encarados como uma forma de crescimento, dessa forma, crescer muitas vezes significa aprender qual é a hora de desistir.  

 

 



publicidade:

publicidade:

publicidade: